Viver bem em pouco espaço
Morar em um apartamento pequeno tem algumas vantagens. É prático, dá para fazer a faxina em dois minutos, é barato para decorar e deixa nossa vida mais simples. Se ele for bem localizado, melhor ainda. Claro que sempre falta espaço. É por isso que viver em poucos metros quadrados exige alguns sacrifícios e estratégias.
Mínimo necessário
Não adianta guardar aquilo que você não usa ou não precisa. Tenha um jogo de talheres, um generoso jogo de louças e algumas taças de vinho. Lembre-se: você não tem lugar para armazenar cacarecos na sua cozinha. Itens repetidos devem ser eliminados ou doados aos amigos. O mesmo vale para o closet. Peças que já não servem mais devem ir embora.
Invista em uma marcenaria de qualidade. Esse é o segredo para manter seus pertences organizados e em bom estado. Uma casa pequena precisa de bons armários. Mas tome cuidado para não exagerar e deixar o espaço claustrofóbico. Não ter muito armários também vai ajudar a eliminar o excesso com mais facilidade.
Espaços integrados
Ao derrubar paredes ganha-se espaço. A unificação de ambientes costuma dar certo. Remover todos os móveis e objetos que dividem os espaços faz com que a linha de visão não seja interrompida. Em um apartamento pequeno é quase que obrigatório ter a cozinha integrada à sala. Uma boa opção é deixar a sala livre, ou quem sabe criar um escritório. O fogão e a bancada podem ficar encostados em uma das paredes.
A cor, a iluminação e os móveis afetam diretamente a sensação dentro dos ambientes. A iluminação em espaços pequenos normalmente é insuficiente, tornando o local escuro. Use tinta de cor clara nas paredes e se o pé-direito for baixo pinte de branco o teto, maximiza a altura do ambiente.
Utilizar o mesmo revestimento de piso em todos os ambientes vai dar a impressão de mais espaço na sua casa. Se a opção é colocar um tapete use o de cor clara, traz luz e não fecha o ambiente.
Mesas e cadeiras transparentes dão a impressão de amplitude no ambiente e continuam tendo a mesma função. As mesas redondas aproveitam melhor a circulação. Não use vários objetos de decoração, prefira um bom e bonito acessório de grande impacto que fará muito mais pelo ambiente.
Se o ambiente pede cortina, use as mais simples e com cores claras, isso ajuda a ampliar o ambiente. Utilize espelhos para ampliar a sala ou o quarto, instale em lugares estratégicos.
Casa organizada
A regra número um para quem mora em espaços restritos é organização. Bagunça em um apartamento pequeno aparece muito mais. Além do caos visual, dificulta a circulação das pessoas. E não custa nada manter a casa em ordem. Basta se habituar que isso vira rotina na sua vida e você nem percebe. Não precisa virar uma neurose. Tem que ser um prazer.