Galeria Imóveis é case de sucesso em livro sobre empreendedorismo joinvilense
Um imóvel para vender e nenhum para alugar. Assim foi o início oficial das atividades da Galeria Imóveis, em 1996. A história do desenvolvimento da imobiliária, pautada pelo espírito empreendedor da cidade, faz parte do livro “Construindo Joinville”, lançado pelo Departamento de Economia da Univille – Universidade da Região de Joinville. O projeto contempla vinte empresas joinvilenses que contribuíram para o crescimento da cidade e reúne informações sobre o empreendedorismo joinvilense e cases de sucesso que fazem da cidade um modelo empresarial.
Como muitas empresas, a Galeria Imóveis superou obstáculos com criatividade e persistência. Ayrton Piccolo, sócio-proprietário lembra: “Anunciamos no caderno de classificados nosso único imóvel disponível para venda e no terceiro dia com as portas abertas, surgiu um interessado na compra, precisando utilizar os recursos do Fundo de Garantia. Nossa ‘vasta’ experiência no ramo nos fez ficar apavorados. Corremos para a CEF em busca de ajuda e, após vários percalços concluímos nossa primeira negociação de compra e venda. O único imóvel que possuíamos foi vendido”. O sucesso da venda alavancou a expansão dos negócios. Sem nenhum imóvel para ofertar, a solução foi bater de porta em porta para captar clientes que quisessem vender ou alugar seu imóvel.
Da sala de pouco mais de 30m² aos atuais 430m² em construção na nova sede na rua Blumenau, a história da Galeria Imóveis é marcada pelo empreendedorismo e a coragem de arriscar. A previsão da inauguração da nova loja é para o primeiro semestre deste ano e, depois disso, os projetos não vão parar. Para Piccolo, “o aprendizado deve ser constante, diário. Aprimorando-se, acompanhando a evolução das coisas e de nós mesmos. Há de se ter humildade suficiente para reconhecer que não sabemos tudo, sempre”.
O livro “Construindo Joinville”, lançado pela Editora Letra d’água foi organizado pelos professores Ademir José Demétrio, Adilson Gomes de Oliveira e Fabíola Possamai, do departamento de economia da Universidade. Suas 254 páginas mostram a trajetória de empresas de diferentes ramos e diferentes histórias. Cada empreendedor teve a oportunidade de relatar a trajetória de sua empresa e apresentar os modelos de gestão adotados.