Dicas para organizar a casa
Já se passaram algumas semanas de quarentena. E nesse isolamento domiciliar, em que estamos passando muito tempo em nossas casas, muitos estão trabalhando, aprendendo coisas novas, fazendo exercícios e também, cuidando e arrumando o seu lar.
Foi constatado que organizar a casa pode trazer benefícios mentais, algo que estamos precisando muito neste tempo de incertezas e medos por conta da pandemia. Então, trouxemos algumas dicas para quem quer aproveitar o tempo em casa para arrumar e deixar ainda mais aconchegante o seu espaço.
Primeiro, vá com calma
Esse momento precisa ser prazeroso. Faça tudo por etapas, elencando o que está precisando de mais atenção e o que está mais desorganizado no momento.
Faça um cronograma
Assim você consegue criar uma organização mental e transpor isso na sua casa, sabendo o que será feito a cada dia e a sequência da arrumação.
Pense na manutenção
A organização deixa um ar mais leve e tranquilo e para manter isso é preciso um planejamento de como será a rotina para manter tudo no lugar. Etiquetas, caixas e gavetas por categoria ajudarão a lembrar o local de cada coisa.
Desapegue
Com a organização, algumas coisas acabam ficando de fora, por não usar mais ou estarem estragadas. Tudo isso deve ser repensado e destinado ou para reciclagem ou para doação, visto que muitas pessoas podem estar precisando, principalmente na situação em que estamos.
Agora vamos às dicas para os ambientas da casa que podem precisar de atenção:
Guarda-roupa
Após verificar as peças que ficam e as que serão destinadas para outros fins, é importante dobrá-las de forma padrão para melhor posicionamento no espaço. O uso de cabides e separadores é uma boa opção, pois dispensa a necessidade de dobrar algumas peças.
Banheiro
Aqui a dica é posicionar os produtos que usa com mais frequência para locais de fácil acesso e descartar produtos que estão fora da validade ou que não usa mais para liberar espaço para o que seja útil.
Cozinha
Tanto para guardar os alimentos, quando potes e utensílios, é preciso pensar nos itens que são utilizados com maior frequência e coloca-los em locais visíveis para criar agilidade na hora de cozinhar, por exemplo. É importante verificar a validade dos alimentos, fechar bem as embalagens e utilizar separadores tanto para os alimentos, quanto para os utensílios nas gavetas.
Gostou? Então chame todos os moradores da casa, passe as dicas e comecem hoje mesmo a deixar a casa mais organizada e aconchegante.