Acerte na manutenção da casa
Ações rápidas e simples podem contribuir para a longevidade do seu lar
Muitas pessoas pensam que a manutenção da casa só é feita em grandes obras. Engano. Ela deve ser realizada todos os dias com pequenas atitudes de conservação do imóvel.
A primeira dica é utilizar sempre um filtro de linha nos aparelhos elétricos. Isso os protegerá de qualquer surto de tensão ou sobrecarga de energia. Instalar timmers para lâmpadas também é interessante. O aparelho vai regular quanto tempo elas ficarão acesas, economizando mais energia.
Outra recomendação é testar os disjuntores do quadro de força a cada seis meses. Basta apertar o botão para ver se a energia foi cortada e, depois, voltar à posição normal. Se o fluxo de eletricidade não foi interrompido, é hora de trocar o disjuntor.
Ao mexer em móveis de grande porte, o ideal é utilizar sempre um protetor para evitar arranhões e possíveis desgastes do móvel com o chão. Também é recomendável aplicar feltro em pés de cadeiras, sofás, mesas e móveis, além de protetores autoadesivos feitos em silicone, para proteger objetos contra riscos e batidas. Vedar portas e janelas também é muito importante para evitar a entrada de poeira.
No banheiro, é importante limpar o sifão a cada seis meses. Essa é uma ótima alternativa para se livrar de entupimentos causados pelo acúmulo de cabelos, pelos de barba e outros resíduos. Já a manutenção da pintura das paredes deve ser feita a cada um ano e meio. Por isso, o ideal é programar esse gasto com antecedência.
Quando for limpar a casa vale levar em conta algumas dicas. Azulejos devem ser lavados com pano ou esponja e sabão neutro, evitando a utilização de detergentes, ácidos, vassouras e escovas de aço. Os mármores devem ser limpos com água e detergente neutro assim que forem sujos.
A limpeza de louças e instalações sanitárias deve ser feita somente com água, sabão e desinfetante, evitando o uso de pós-abrasivos, que podem danificar as peças e os rejuntes. Nos móveis, pano seco, limpo e macio é o mais recomendado. E os vidros devem ser limpos com uma mistura de álcool e detergente, usando uma flanela.
Todas essas ações juntas com certeza ajudarão na manutenção da casa. Além de preservar os móveis e acessórios, deixará a casa mais organizada e confortável para a utilização do dia a dia.