Dicas simples e valiosas que garantem sua segurança
Com pequenas atitudes no dia a dia é possível minimizar a insegurança de quem mora em condomínios de apartamento. Há medidas individuais, que dependem do morador e normas de segurança coletivas que devem ser decididas em assembleia.
A seleção de pessoal doméstico e do condomínio deve ser rigorosa, com pesquisa da vida dos candidatos e criteriosa verificação das fontes de referência. De preferência deve ser mantida a máxima discrição quanto aos valores guardados na casa ou a existência de cofres.
Ao atender estranhos, o porteiro deve manter os portões fechados e as pessoas do lado de fora. O portão somente pode ser aberto após a identificação do visitante. Na dúvida, deve-se solicitar ao morador. Ao receber prestadores de serviços, é necessário identificá-los, anotar os dados de seus documentos, avisar o condômino e só permitir acesso às dependências mediante autorização do morador e devidamente acompanhado por um funcionário. Nos horários de limpeza e recolhimento de lixo, as entradas do edifício devem manter-se fechadas.
As entradas do imóvel – social, de serviço e garagem – devem ser suficientemente iluminadas, assim como os acessos aos apartamentos. As portas devem ser sólidas e com “olhos mágicos” ou outros dispositivos que permitam a observação. O interfone é de grande valia para que, em caso de emergência, o morador comunique a presença de suspeitos ou de indivíduos indesejáveis que se encontram no “hall” de entrada.
A guarita do edifício deve ser recuada do portão com grades altas ao redor do prédio e o portão da garagem controlado pela portaria. Os equipamentos de segurança (portas de entrada, portões de garagem, extintores, câmeras de monitoramento, etc.), devem estar em perfeitas condições.
As chaves que forem confiadas a terceiros não devem abranger todas as portas do apartamento, permitindo-se o isolamento de algumas dependências privadas, principalmente durante a noite. Os empregados podem ser atacados e forçados a abrir as portas de que possuam as chaves, surpreendendo os demais moradores. É importante realizar reciclagem e treinamento periódicos dos funcionários, visando à segurança do condomínio.
Outra dica importante é observar se não há pessoas estranhas ou suspeitas ao chegar ou sair da garagem. Ao estacionar o veículo na garagem, o ideal é mantê-lo trancado, sem pacotes nem objetos à vista e com o alarme ligado.
Ao chegar e ao sair do prédio, esteja alerta para a presença de estranhos nas imediações. Qualquer suspeita deverá ser comunicada imediatamente à Polícia, que saberá analisar a informação e tomar as providências cabíveis.