Feng Shui – Controle a energia e harmonize o seu ambiente
A casa ou o escritório são ambientes onde as pessoas passam a maior parte do tempo. Ao entrar nestes locais o ideal é ter a sensação de relaxamento e rejuvenescimento, além de facilidade para manter o foco e a organização. Por isso, é importante harmonizar cada cômodo.
Essa harmonia pode ser conquistada por meio do Feng Shui, uma técnica milenar chinesa que coloca as energias das oito diferentes áreas da vida: trabalho, espiritualidade, família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade e amigos para funcionar em benefício próprio.
Essas energias são ativadas com o uso de cores e objetos. A entrada da casa, segundo o Feng Shui, deve ser bem iluminada, limpa e decorada com plantas, flores, quadros ou fontes. Se ela fica próxima a um elevador ou lixeira, o ideal é colocar um espelho acima da porta de entrada, eles são sagrados instrumentos de cura. Mas é preciso ter cuidado para que os moradores não se vejam com a cabeça cortada.
O centro da casa deve ser decorado com objetos de cerâmica, peças de formato quadrado ou retangular, imagens de pessoas, animais saudáveis ou plantas em vasos com terra. As cores podem variar entre tons de amarelo, laranja e marrom. Tudo isso representa a estabilidade e a força do elemento terra, que rege a energia do centro da casa e é responsável pela saúde física, pelas emoções e pelo equilíbrio do ambiente e de seus habitantes.
Já a cozinha representa o elemento fogo e ativa a riqueza. Uma boa iluminação, se possível natural, é muito importante neste lugar da casa. Armários de alimentos e utensílios devem ser muito bem organizados, limpos e acessíveis para manter a vida financeira em ordem. Flores e frutas devem ser expostas em vasos e fruteiras para elevar a energia. É preciso ter cuidado com a disposição do fogão, símbolo da prosperidade. Se ele ficar ao lado da pia ou em frente à geladeira, coloque um sino de vento ou cristal para evitar que a água (pia e geladeira) apague o fogo (a prosperidade do fogão).
No quarto do casal a dica do Feng Shui é evitar roupas espalhadas, revistas, livros e material de estudo ou trabalho fora de ordem. As cores das paredes e roupas de cama devem ser suaves. Se gostar de cores fortes, tente usá-las em vasos, porta-retratos ou almofadas. A cama deve ter uma cabeceira forte, inteiriça e encostada na parede. É importante haver espaço para circulação embaixo da cama, por isso não guarde objetos neste local.
Já no quarto das crianças a recomendação é que a cama fique de frente para a porta de entrada, para que a criança veja quem entra e sai do cômodo, mas os pés não devem estar voltados para a porta. O ideal é optar por cores suaves como verde, lilás, azul, rosa, branco ou tons pastel. O colorido dos brinquedos é bem-vindo, apenas recomenda-se cuidado com o vermelho, que pode causar agitação. Os quadros devem ser colocados na altura dos olhos das crianças.
Outra dica do Feng Shui é utilizar um aroma em cada ambiente. Os óleos essenciais, mais puros e concentrados são os ideais e podem ser colocados em recipientes de cerâmica, sprays ou vaporizadores. No escritório a recomendação é usar alecrim, que estimula e ativa a memória. No quarto, lavanda para dormir bem ou ylang-ylang para namorar. Na sala de estar haverá muita alegria com lemongrass ou tangerina. Nos banheiros, o ideal é usar menta para purificar. Na cozinha, o limão refresca e elimina odores. Já o eucalipto é bom em qualquer cômodo para limpar e eliminar energias negativas.
As flores também ativam a energia de qualquer ambiente com cores, beleza e alegria. No canto do trabalho copos-de-leite ou lírios-da-paz são os ideais. Para o canto da espiritualidade o indicado são violetas ou hortênsias. No da família, a recomendação é uma planta como a árvore da felicidade. Gérberas ou begônias para o sucesso e margaridinhas para a criatividade. No canto do amor, rosas ou azaleias. Para a saúde, flores amarelas. No canto dos amigos, orquídeas. E para a prosperidade, um belo girassol.
A combinação de todos estes elementos é sempre a melhor opção para a busca da harmonia. Quando ela é alcançada, as pessoas tendem a se tornar mais criativas e produtivas, resolvendo melhor os problemas e atraindo mais abundância.