Conforto e praticidade dos ambientes integrados
Sala, cozinha e sala de jantar, tudo no mesmo ambiente, esses são os cômodos integrados, a nova tendência da arquitetura moderna. Esse conceito tem ganhado força no mercado graças a incrível façanha de transformar pequenos espaços em uma área ampla, sofisticada, bonita, aconchegante e funcional.
Sem divisórias, a ideia é facilitar a comunicação entre os moradores da casa. Muitas vezes a pessoa que está na cozinha preparando a refeição se sente isolada, enquanto todas as outras estão na sala, centradas em um bom bate papo. A solução desse problema está nos ambientes integrados.
Eles são sinônimo de modernidade, conforto e praticidade, porém é preciso estar atento à decoração, para que exista harmonia entre os cômodos. A escolha de um piso único para todo o ambiente e a repetição de cores dos objetos é determinante para marcar a integração dos espaços. Manter o mesmo estilo na escolha dos móveis também é muito importante, portanto ao optar por uma decoração moderna, o ideal é manter todos os móveis e objetos com esse design.
Apesar de serem interligados, os ambientes devem ser delimitados para não haver confusão. Usar móveis planejados pode tornar as áreas mais organizadas e aproveitar o espaço. Pequenos detalhes como tapetes, sofás, puffs, escrivaninhas ou um grande abajur também contribuem para a harmonia do local. Já a cozinha é usualmente separada por um móvel fixo, que possa também ser aproveitado como bancada.
Quanto ao revestimento dos ambientes integrados, o recomendável é evitar papéis de parede ou pintura com ilustrações grandes. Apostar em cores pastéis e suaves é uma solução para tornar o espaço receptivo. Quanto menos poluição visual, mais agradável ficará a aparência da casa.
Depois de conhecer algumas de dicas de decoração para ambientes integrados, invista nas novas tendências e não tenha medo de inovar o visual da sua casa ou apartamento.