Aumente seu espaço sem construir mais
Roupa pendurada na cadeira, toalha na porta, livros espalhados entre a sala, o quarto e o banheiro. Mesmo os mais organizados tem dificuldades quando o espaço é pequeno. Afinal, a tendência é o imóvel compacto, como as quitinetes e os geminados.
Mas é possível ter tudo o que você precisa em poucos cômodos.
A primeira dica é ter menos paredes. Ambientes conjugados dão impressão de amplitude. Por exemplo, em vez de optar pelo tradicional estilo americano, com cozinha e sala separadas, abra e troque a mesa com cadeiras por uma bancada com banquetas. Com certeza vai sobrar espaço para aquela chaise aconchegante.
Falando em móveis, os “dois em um” são muito funcionais, como o sofá que vira cama. Assim você pode receber visita sem precisar pedir um colchão emprestado.
Para o seu quarto, escolha guarda-roupas com portas de correr e não com dobradiças. Sobmedida pode ser mais caro, mas garante praticidade. Se a grana tiver curta, recorra a uma arara estilo fashionista.
Móveis que ficam encostados nas paredes são interessantes mais altos, na linha do teto, se possível. Cadeiras, aparadores e outros objetos mais baixos deixam o ambiente mais aberto.
Se a sua casa tem corredor, esse cômodo também pode ser útil. Por que não umas prateleiras para organizar aqueles livros espalhados?
Sensação de continuidade também é um truque valioso. Para isso ponha o mesmo piso em todos os ambientes. Dê preferência para as cores claras.
Por último, o espelho. Uma alternativa antiga e barata. Além de aumentar a intensidade da luz, o reflexo engana: as dimensões parecem mais extensas.